Dia Mundial do Meio Ambiente

Sábado, 5 de junho de 2021

Dia Mundial do Meio Ambiente

 

Com o objetivo de chamar atenção para a para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, a ONU instituiu, em 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Tendo em vista o grande crescimento dos problemas ambientais, desde a poluição marinha e o aquecimento global até o consumo sustentável e os crimes contra a vida silvestre, muitos pontos merecem ser revistos pela população e governantes para que os impactos sejam diminuídos. Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente.

Neste link, podemos lembrar um pouquinho do quão privilegiado somos em viver num ambiente tão rico.

https://youtu.be/9MMz0rhWtQA

TEMA 2021

A cada ano, um novo tema é escolhido para ser debatido por diversas entidades globais, no intuito de gerar iniciativas positivas ao meio ambiente. Em 2021, o tema escolhido foi REIMAGINE. RECRIE. RESTAURE. Com o objetivo de voltar as reflexões para a revitalização dos ecossistemas.

Segundo o site “World Environment Day”:

“Este é o nosso momento. Não podemos voltar no tempo. Mas podemos cultivar árvores, tornar nossas cidades verdes, renovar nossos jardins, mudar nossas dietas e limpar rios e encostas. Somos a geração que pode fazer as pazes com a natureza.
Vamos ficar ativos, não ansiosos. Sejamos ousados, não tímidos. Junte-se a #GeraçãoRestauração!”

Da mesma forma, a cada ano é escolhido um país para ser o palco das discussões ambientais. Este ano, o escolhido foi o Paquistão.
No anexo ao final da notícia você pode saber um pouco mais sobre essa escolha. (Material em inglês

 

DE QUE FORMA POSSO CONTRIBUIR?

Deixamos aqui uma sugestão de podcast, com algumas dicas que podemos aplicar no dia a dia e que, apesar de simples, fazem toda diferença.

https://open.spotify.com/episode/6HjsbzHEeSOYeV5dGqeImC?si=qKLgNbUwSueq1N70nHAhYA


Portanto, se cada um fizer sua parte, com mudanças individuais, temos a chance de deixar um mundo melhor para as gerações futuras. E aí, tá esperando o que?