Dia das Bandeiras

Domingo, 30 de maio de 2021

Dia das  Bandeiras

 

DIA DAS BANDEIRAS

 

Existem bandeiras de nações, estados, agremiações políticas, recreativas desportivas, de guerras, sinalizadoras, da Marinha, de organizações, entre outras. E hoje, 30 de maio, comemora-se o Dia das Bandeiras.

Essa data foi criada para celebrar a diversidade, o simbolismo e a existência de inúmeros tipos de bandeiras em todo o mundo.

Independente do que representa, toda bandeira é carregada de simbolismo e mostra a história, as lutas, convicções e esperanças de um povo, ou seja, é sua identidade.

 

MAS, O QUE REPRESENTA CADA COISA NAS BANDEIRAS?

Nas bandeiras dos países, encontramos, em cada detalhe, um pedaço da história. A bandeira do Brasil, por exemplo, traz um significado em cada um dos elementos que a compõe. O branco significa o desejo pela paz, o verde representa as riquezas naturais encontradas nas florestas brasileiras, o amarelo representa as riquezas e o azul, o céu; já as estrelas, simbolizam os 26 estados e o Distrito Federal do nosso País.

E já que estamos falando de simbolismo da bandeira de cada país, que tal falarmos das bandeiras de 6 países que representam os 6 idiomas estudados na FOR YOU?

 

 

ALEMANHA

As cores da bandeira da Alemanha significam a democracia instaurada no país após a Segunda Guerra Mundial, representando também a liberdade do país e de seus habitantes. Ou seja, ao contrário do que acontece na maioria dos países, em que cada cor significa algo em específico, as cores da bandeira da Alemanha devem ser interpretadas em conjunto.

 

 

FRANÇA

Já a bandeira tricolor da França, por exemplo, é baseada nos princípios da Revolução Francesa de 1789: a liberdade é representada pela cor azul, na cor branca está a igualdade e, no vermelho, a fraternidade.

 

ITÁLIA

E já que estamos falando de França, A Revolução Francesa foi uma grande inspiradora também no processo de definição da bandeira italiana (il Tricolore). Não existe um consenso universal sobre o significado das cores da bandeira da Itália, mas uma teoria bastante aceita é que as cores vermelha e branca eram inspiradas no símbolo da bandeira da comuna de Milão, e a cor verde foi anexada em referência ao uniforme do exército da guarda oficial milanesa.

 

RUSSIA

De acordo com a atual Constituição Russa, a bandeira da Rússia não tem uma simbologia específica. Considera-se que o branco represente a franqueza e a nobreza, o azul represente a fé e a honestidade e o vermelho represente a coragem e o amor.

 

 

EUA

Também conhecida como The Stars and Stripes (Estrelas e Faixas), a bandeira norte americana representa todos os seus estados pelas estrelas. Nas faixas brancas e vermelhas, as 13 colônias que deram origem aos Estados Unidos da América.

 

 

ESPANHA

A bandeira da Espanha traz duas cores: vermelho e amarelo. O vermelho simboliza a coragem e o sacrifício; enquanto o amarelo remete à nobreza e às riquezas. O escudo traz os escudos de alguns reinos que se unificaram para formar o país: Castela, Leão, Aragão, Navarra e Granada. Do mesmo modo há símbolos que remetem à história do país e a casa real espanhola.

 

VOCÊ SABIA?

Na antiguidade, as bandeiras eram figuras recortadas em metal, madeira ou pintadas em escudos, e representavam poder. Mas, a partir da tendência romana, passaram a ser representadas por tecidos pintados.

 

No Brasil, uma bandeira em mau estado de conservação não pode ser hasteada. Ela deve ser entregue a uma unidade militar para ser incinerada no dia 19 de novembro, quando comemora-se o dia da Bandeira brasileira.

 

Viu só como todos os elementos presentes em uma bandeira trazem um pouco da história de cada país? Viva o Dia das Bandeiras