Outubro Rosa

Terça, 5 de Outubro de 2021

Outubro Rosa

O câncer de mama é um dos tipos de câncer que mais afeta mulheres no mundo, mas você sabia que, se diagnosticado precocemente, a chance de cura é de 95%? Por isso a importância do autocuidado e dos exames estarem em dia.

Muito se ouve falar do Outubro Rosa e ele é comemorado ao redor de todo o mundo, mas você sabe qual a origem deste movimento?

O início se deu no ano de 1990 em um evento chamado "Corrida pela cura" que aconteceu em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição “Susan G. Komen Breast Cancer Foundation”. Nesta corrida foram distribuídos laços rosas, que hoje é o símbolo do movimento.

O evento ocorria sem que houvessem instituições públicas ou privadas envolvidas. A medida em que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, até se espalhar para o resto do mundo.

A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo, com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.

A partir de 2008, iniciativas como essa tornaram-se cada vez mais frequentes. Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem: a prevenção é necessária.

Se você não é mulher, ou ainda que seja e já se cuida, certamente tem alguma muito especial em sua vida. Compartilhe esta notícia, mostre que se importa com ela!