Dia Mundial do Ensino a Distância

Terça, 31 de Agosto de 2021

Dia Mundial do Ensino a Distância

Você sabia que existe um dia para comemorar o Ensino a Distância?

O conceito já é bastante antigo e teve início em 1728, quando Caleb Phillips teve a ideia de passar as lições por meio de correspondências. Nesse método, o professor enviava uma correspondência com a lição e os alunos deveriam responder com suas colocações. Em seguida, o professor enviava novamente com as respostas.

Essa ideia caiu na popularidade e, em 1873, foi fundada a primeira escola por correspondência nos Estados Unidos. Desde então novas tecnologias foram desenvolvidas para aprimorar ainda mais o ensino a distância.

A Internet revolucionou o ensino a distância, fazendo com que ficasse mais rápido, fácil e barato aprender desta forma. Assim, o primeiro curso totalmente online foi criado em 1984 e o número de alunos que preferem esta forma de ensino vem aumentando cada vez mais, principalmente depois do COVID-19, em 2020.

Com a necessidade de distanciamento, o método online foi a solução encontrada por escolas, cursos, graduações e demais afazeres para que o ensino continuasse progredindo.

Dessa forma, muitos descobriram um jeito de aprender que gostam mais do que o presencial, outros tiveram a certeza que preferem estar pessoalmente nas salas de aula, mas a data de hoje 31/08, foi estabelecida para trazer a consciência das possibilidades para os estudantes e o quanto o ensino a distância tem evoluído desde 1728.

 

Curiosidade EAD no Brasil

- No Brasil, o desenvolvimento da EAD tem seu início no século XX, em decorrência da demanda por políticas educacionais que formassem o trabalhador para a ocupação industrial. Dentro desse contexto, a Educação a Distância surge como uma alternativa para atender à demanda, principalmente através de meios radiofônicos, o que permitiria a formação dos trabalhadores do meio rural sem a necessidade de deslocamento para os centros urbanos.

- Foram várias experiências radiofônicas até a implantação da televisão no Brasil, nos anos 50. Dessa maneira, nos anos 60, surgem as televisões educativas.

- O Brasil é o quinto maior mercado do mundo de graduação EAD, com 7,3 milhões de alunos

- O Ensino a Distância é a categoria que está crescendo mais rápido no mercado da educação brasileiro

 

Conta pra gente, como você prefere ter aulas? Como se adaptou durante o período da pandemia?

 

 

 

Fontes:
https://nationaltoday.com/world-distance-learning-day/
BRASIL. www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004…/decreto/D5622.htm. BARROS, D. M. V. Educação a Distância e o Universo do Trabalho
latamconnection 2015